Hoje foi o dia de escolher o livro para trabalhar no projeto de literatura.
Começamos a aula com a apresentação de Letícia Vita, com seu relato sobre sua paixão pela literatura ter sido introduzida pelo livro "Malala".
Após essa apresentação falamos sobre o projeto e pedimos que os alunos nos dessem suas sugestões de leitura, que havíamos solicitado na aula anterior que trouxessem nessa aula.
Trouxeram várias (várias mesmo, de gêneros diferentes) ideias e nós também demos as nossas. Dentre essas estavam:
* Jogos Vorazes;
* Harry Potter;
* Percy Jackson;
* O Pequeno Príncipe;
* Extraordinário;
* Malala;
* O Poder do Hábito;
* A Culpa é das Estrelas;
* Flash (HQ);
* O Código da Vinci.
Percebi que boa parte da turma estava empolgada com o projeto e que gostaria que sua indicação fosse a escolhida, pois já havia lido e queria dividir essa leitura com seus colegas, notei que os alunos estavam em dúvida entre os três primeiros dessa lista aqui em cima. Então fomos à votação, e pra minha surpresa e de meus colegas, a escolha foi 'Malala'.
Fui chamada por vários alunos que acharam que a votação foi injusta, pois muitos dos que votaram neste livro nunca leram nada e alguns nem sabiam o porquê da votação (apesar de termos falado bastante sobre o projeto, ainda tinha gente que não sabia do que se tratava), disseram ainda que foram influenciados pela fala da Letícia. Mas democracia é isso, a maioria vence.
A turma é composta por 48 alunos, então a dividimos em 5 grupos (3 de 10 e 2 de 9), um dos grupos foi bem complicado de formar, pois o professor Ricardo pediu que 5 deles se oferecessem para serem "coordenadores" de seus grupos e após isso se dividissem. Então um dos que deu seu nome para essa função foi aquele que nem sabia do que se tratava o assunto e continuou sem entender (mesmo a gente explicando, mas ele não estava interessado, vamos tentar fazê-lo mudar).
Uma das alunas criou um grupo no whatsapp e incluiu Thalyta e eu para tratarmos do projeto. Ela disponibilizou o PDF do livro, que conseguiu com Letícia, para que todos os alunos pudessem ter acesso à leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário