segunda-feira, 8 de outubro de 2018

28/09/2018 - Diagnóstico Etnográfico

Começamos a coleta de dados com a diretora da escola, a professora Edjane.


A escola funciona os três horários, manhã, tarde e noite; possui 15 salas de aula; 2 laboratórios, sendo 1 de informática, com acesso à internet, e 1 de ciências; tem 1 biblioteca; 1 sala de recursos (ficamos surpresos em saber); 1 miniauditório; 1 quadra de esportes; 10 banheiros, sendo 4 apenas para funcionários; 1 refeitório; possui áreas de convivência dentro e fora da escola; a diretora nos informou que recebem recursos para a compra de materiais para escritório, como papeis.

2 diretores gerem a escola com a ajuda de 2 coordenadores, sendo 1 pedagógico e um articulador (este faz intermediação entre a escola e a secretaria de educação); tem ainda 2 professores que estão como apoio pedagógico; a escola está sem secretário, então o diretor adjunto assumiu este papel; ao todo são 56 docentes e aproximadamente 1500 discentes; 1 coordenador da sala de recursos; 6 professores que acompanham os alunos especiais; 7 auxiliares de serviços gerais; 8 merendeiras; 5 agentes administrativos; 4 vigias, que também são porteiros e a escola também possui sistema de vigilância eletrônica.

A biblioteca não tem bibliotecário, professores que estão afastados da sala de aula tomam conta dela. Funciona nos 3 horários. Segundo a diretora, a biblioteca é mais procurada pelos alunos do turno matutino, onde tem mais alunos do fundamental.

Há atividades extra-classe como o Projeto de Leitura (que foi realizado pouco depois que começamos na Onélia Campelo), os Jogos Internos (que será em breve), a Feira de Ciência (que este ano será apresentado pela EJA, com o tema "Evolução Humana), entre outros individuais feitos por disciplinas.

Durante a conversa, a diretora nos disse que a escola tem mais de 10 anos e nunca passou por reformas. Há uma carência na iluminação, por conta da fiação que é antiga, já foram solicitadas melhorias na eletricidade, mas ainda não foram realizadas. Falou também sobre a falta de funcionários, muitos estão afastados por estarem se aposentando, mas ainda fazem parte do quadro da escola, isto é, não pode solicitar substitutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário